Perguntas Frequentes

Por que devemos desprezar o primeiro jato de urina quando vamos fazer o exame?

O primeiro jato de urina traz células e secreção que podem estar presentes na uretra, principalmente se existir um processo inflamatório e/ou infeccioso chamado uretrite. Quando se está preocupado com uma possível infecção urinária, é importante que o material examinado não seja "contaminado" com o que estiver na uretra. Daí a necessidade de desprezar o primeiro jato e coletar o jato médio, ou seja, uma urina que representa bem o material que está na bexiga.

Por que é feita a dosagem total de glóbulos brancos? A contagem por tipo não é mais importante? Quais são as células brancas e o que os níveis de cada uma podem apontar?

Para que se tenha uma idéia da quantidade de cada um dos tipos de glóbulos brancos circulantes é importante termos a contagem global e a específica. Alguns problemas podem causar alterações em tipos específicos de glóbulos brancos, por exemplo, doenças causadas por bactérias, promovem o aumento do número de neutrófilos granulócitos, com o aparecimento de células mais jovens; doenças causadas por vírus causam o aumento do número de linfócitos, com o aparecimento de linfócitos atípicos. É importante saber se o aumento ou a diminuição observados são absolutos ou relativos, daí a necessidade de contar o total dos glóbulos brancos.

É prejudicial coletar sangue de crianças repetidas vezes? Quais são os cuidados necessários?

A coleta de sangue significa realizar a punção de uma veia - ou em situações especiais, de uma artéria - para a obtenção de um volume de sangue para a realização de exames de laboratório. Algumas vezes, é possível obter o volume necessário por punção digital ou de calcanhar. Em todas as circunstâncias, a pele é puncionada, o que significa um pequeno trauma e uma lesão. Há um pequeno desconforto e um potencial risco de contaminação. Dessa forma, os cuidados implicam em fazer uma assepsia adequada no local da punção e o uso de instrumentos - agulhas e/ou lancetas - esterilizadas. Além disso, a prática e destreza do pessoal de coleta são importantes. Repetir o processo várias vezes, evidentemente, não é adequado e, um cuidado precisa ser tomado em relação ao volume de sangue coletado. Lembrar que quanto menor a criança, menor o volume de sangue existente, e proporcionalmente, maior o volume coletado.

Que tipo de sedação é utilizada na Endoscopia? E por que vir acompanhado?

Utilizamos sedação endovenosa com Midazolam (Dormonid), Meperidina (Dolantina) ou Diazepam (Diempax). As drogas são utilizadas isoladas ou associadas, numa dosagem bastante baixa. É necessário vir acompanhado pois, mesmo utilizando antagonistas como Flumazenil ou Cloridrato de Naloxona, o paciente poderá apresentar amnésia e diminuição dos reflexos (não poderá dirijir). É importante deixar claro que em alguns casos em que o paciente não queira tomar a sedação, podemos deixar de utilizá-la. Neste caso, o paciente poderá vir sem acompanhante.

Silicone nas mamas interfere na mamografia?

Não diretamente. A alta densidade do silicone pode eventualmente se sobrepor a alguma lesão mamária, impedindo o seu diagnóstico. Porém, esta possibilidade é remota e sempre é analisada pelo médico que solicitou o exame.

Aparelho dentário, Stent e marcapasso cardíaco, DIU, interferem em ressonância magnética?

A ressonância magnética (RM) utiliza um campo magnético potente que pode interferir no funcionamento de marca-passos. Então, é proibida a realização de exames de ressonância para segurança do paciente. Também recomenda-se não realizar exames de RM em pacientes operados de aneurisma, que possuam "clips" potencialmente ferromagnéticos, e com prótese auditivas fixas tipo endococlear. Ninguém com marcapasso cardíaco ou bombas de demanda eletromagnéticas tipo bomba de insulina subcutânea deve se aproximar de um equipamento de ressonância megnética. Os aparelhos dentários, stents, DIUs ou outras próteses articulares, interferem na realização de exames de imagem se estiverem muito próximos da região de interesse. Entretanto, o radiologista do laboratório responsável pelo atendimento pode avaliar cada caso para julgar se estes objetos de metal que não podem ser retirados do corpo dos pacientes impedirá a realização ou a interpretação do exame.

Para exames de imagem por que é necessário apresentar resultados anteriores?

O radiologista utiliza os exames anteriores para comparação com os resultados atuais e elaboração de um laudo comparativo. Em geral o laudo comparativo contém informações referentes à evolução de alguma doença. Por outro lado, se no exame atual surgir alguma alteração, é possível a comparação com exames anteriores para confirmar a agressividade do processo. A analise conjunta dos exames anteriores com os atuais complementa a análise do caso pelo radiologista e possibilita a elaboração de um laudo mais completo. O maior beneficiado é o paciente. Quando os exames anteriores não são apresentados no dia da realização do exame, o radiologista pode solicitar que os mesmos sejam enviados para análise comparativa posteriormente, porém, em geral, esta alternativa gera maior ansiedade nos pacientes

É necessário utilizar roupa especial para os exames de imagem?

É importante observar que alguma parte do vestuário sobre a região estudada pode interferir diretamente no resultado gerando falsas imagens (artefatos). Além disto, o laboratório fornece roupas adequadas para a realização dos exames de imagem para maior conforto dos clientes e para evitar que eventualmente alguma substância utilizada durante o exame (meios de contraste) possa danificar as roupas. Para finalizar, é importante ressaltar que os profissionais, que realizam exames de imagem utilizam aventais especiais que contém uma camada de chumbo. Isto é feito para proteção destes profissionais, que estão diariamente expostos a pequenas doses de radiação.

Por que para os exames de hormônio recomenda-se realizá-los conforme ciclo menstrual?

Não são todos, apenas aqueles que sofrem flutuação conforme o dia do ciclo, como o LH, FSH, estradiol e progesterona.

Por que para Sangue oculto não posso ingerir grande quantidade de bebida alcoólica?

A pesquisa de Sangue oculto nas fezes é utilizada para auxiliar o diagnóstico de doenças do intestino (especialmente do colo), em que exista sangramento. Como o álcool é um irritante gástrico, podendo causar sangramento do estômago por irritação, a ingestão de álcool em grande quantidade é desaconselhada para quem vai fazer este tipo de teste.

Preciso fazer uma curva glicêmica e não quero seguir a dieta do Laboratório, até que ponto isto poderia interferir em meu resultado ?

Se a dieta for muito pobre em hidratos de carbono, a resposta do paciente pode mostrar um perfil mais alterado do que se ele tivesse uma dieta normal.

Por que não pode tomar laxante na véspera de uma curva glicêmica? E por que o exame deve ser suspenso quando apresentar episódio de diarréia ?

Não se deve tomar laxante pois ele provoca um aumento de velocidade do trânsito intestinal com modificação da absorção. Como a absorção de glicose é a base do teste, este pode ser prejudicado.

Por que para Urina tipo-I não é preciso ficar 2 horas sem urinar? E o que é uma urina tipo- I?

O exame de urina tipo I é um exame de rotina que avalia, além de alguns aspectos da integridade das vias urinárias, algumas funções renais e algumas situações extra-renais. É um exame geral, de triagem, e seus resultados devem ser interpretados levando em conta vários dados clínicos do paciente. Não é preciso ser feito na primeira urina da manhã nem esperar duas horas pelo fato de serem avaliados parâmetros mais ou menos constantes, que não se alteram de forma significativa ao longo do tempo. Este exame deve ser feito, principalmente, quando se suspeita de algum problema infeccioso e/ou inflamatório de vias urinárias.

O Laboratório possui enfermeiras especializadas em coleta infantil?

Sim, o Laboratório possui enfermeiras especializadas, que participam de cursos de reciclagem na área de coleta infantil.

Realizei Teste-Ergométrico em outros locais (em bicicleta), o Laboratório Fleury realiza em esteira, existe alguma diferença entre eles?

Não existem diferenças em relação à eficácia do exame para fins diagnósticos. A esteira é preferida por representar atividade cotidiana predominante de nossa população, como caminhar. Na Europa, o ergômetro mais utilizado é a bicicleta, por ser muito familiar. Quanto à análise de parâmetros fisiológicos, a resposta é bastante diferenciada entre os dois ergômetros no que diz respeito, por exemplo, ao consumo de oxigênio (via de regra, maior na esteira), pressão arterial sistólica (maior na bicicleta), freqüência cardíaca pico (maior na esteira), estimativa de gasto energético (mais precisa na bicicleta) etc.

Por que comparecer acompanhado para o EEG?

É uma boa norma em termos de qualidade do exame a realização do traçado eletrencefalográfico em vigília, sonolência e sono. Algumas vezes o registro em sono é necessário, como na investigação das epilepsias. Assim, solicitamos aos clientes que venham realizar o exame em privação de sono e, em algumas situações, torna-se necessária a sedação, após a qual o cliente não poderá dirigir veículos ou até mesmo sair desacompanhado do Laboratório.

O que é um Antibiograma?

Antibiograma é um exame cuja finalidade é verificar quais são os antibióticos mais indicados para o tratamento da infecção causada pela bactéria isolada no material clínico analisado. Por este teste ficamos sabendo a quais antibióticos a bactéria é sensível e a quais antibióticos a bactéria é resistente.

O atendimento é preferencial para crianças, idosos e gestantes?

O atendimento de gestantes, idosos e crianças é prioridade. No entanto, em algumas situações é necessária a presença de profissionais mais especializados (área infantil, área ginecológica) ocasionando, algumas vezes, uma certa demora.

Outra pessoa poderá retirar meus resultados sem comprovante e independente de qual exame tenha feito?

Não. Apenas alguém portando o comprovante pode retirar os resultados. Evidentemente, existem casos excepcionais que serão analisados pelo médico de plantão.

Quando fizer exames (particular) poderei ter acesso pelo telefone (BHCG, HIV, WK, etc...)?

Independentemente do exame ser realizado como particular ou pelo plano de saúde, os resultados podem ser retirados por telefone, fax, portador, postal ou internet, desde que autorizado pelo paciente no momento da abertura da ficha.


mostrando 20 de 50 registros encontrados - página 1/3

Ouro Preto

Travessa do Arieira, 02 | Centro | (31) 3551.1225
Rua Professor Paulo Magalhães Gomes, 93 | Bauxita | (31) 3551.3994
Rua Conselheiro Quintiliano, 1067 | Alto da Cruz | (31) 3551.7155
Praça Barão de Saramenha,01| Unimed | (31) 3551.5973

Mariana

Rua Manoel da Costa Atayde, 56 | Centro | (31) 3558.1037